Escola, uma imagem destorcida
As situações apresentadas aqui foram
desenvolvidas e socializadas no ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo, do Curso de Redes de Aprendizagem,
sob a direção do professor Jean Corino, com o tema Cultura
mediática e escola, com objetivo de promover reflexões por meio de uma outra linguagem “A imagem da
escola”.
Na intenção de refletirmos
sobre as
questões propostas, nos dois momentos vivenciados na educação,
considerei bastante a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” citada no
enunciado da atividade, aqui
expresso com uma pitada de humor.
Modelo tradicional
O aluno observa, copia, decorra, o professor dita as regras
– Aluno, obedece, não questiona
Tempos modernos (
visionários da educação)
Realidade visionária
O cotidiano da sala, não difere das imagens encontrada na web, alunos passivos e apáticos com professor ocupando seu espaço tentando fazer seu trabalho, com os recursos reais disponíveis.
Visão tão sonhada e esperada pela qual, o professor tem real prazer no ensino, se faz com alunos envolvidos em seus trabalhos em sala de aula, promovendo a si próprios e seus colegas numa interatividade comunicativa em diversas expressões da linguagem, onde, encontram significados lógicos e
progressivos na construção do conhecimento, seja ele nas expectativas tradicionais ou modernas situadas nas mídias sociais do
século atual e vindouro.
Em se tratando,
da imagem que os alunos fazem da escola hoje, relato que: a escola onde leciono
em conjunto com alunos e a comunidade; realizou uma pesquisa com perguntas
concernentes as mudanças que todos gostariam de ver no ambiente escolar, com o
objetivo de promover o protagonismo juvenil, onde, este ambiente perpasse uma movimentação
interacional entre todos os envolvidos neste contexto, focado em situações
reais de aprendizagem.
As pesquisas
nas diferentes séries/anos, não demonstraram quaisquer motivação direcionadas
no ensino-aprendizagem, porém, em situações banais de total falta de
compromisso de ambas as partes.
Percebe-se um desligamento de significados e sentidos,
que perderam-se no que realmente significa a escola, ou seja, qual é seu papel
hoje. Está perda é derivada das muitas ocorrências diárias no seio escolar, não
só, do sistema que rege as Instituições de ensino. Meu questionamento é, será que estamos
preparados para mudanças? Será que já compreendemos o significado e
sabemos lidar com a informação e produção do conhecimento compartilhado, nos
parâmetros da cultura mediática?
É! esse negócio de estudar não é nada fácil ...
O fato é, a escola passa por transformações,
isso é inegável. Um novo formato de
ensino tende a construir um modelo de aprendizagem entre os sujeitos sociais,
os quais, todos estamos envolvidos direta ou indiretamente, pois, somos todos
cidadãos e a partir de cada um de nós, perspectivas sociais são construídas e formalizadas
ao longo do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário