domingo, 21 de setembro de 2014

Escola, uma imagem distorcida



Escola, uma imagem destorcida
As situações apresentadas aqui foram desenvolvidas e socializadas no ambiente virtual de aprendizagem  e-proinfo, do Curso de Redes de Aprendizagem, sob a direção do professor Jean Corino, com o   tema Cultura mediática e escola, com objetivo de promover reflexões  por meio de uma outra linguagem “A imagem da escola”.
Na intenção de refletirmos     sobre     as questões     propostas,     nos dois momentos vivenciados na educação, considerei bastante a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” citada no enunciado da atividade,  aqui expresso  com uma pitada de humor.

Modelo tradicional
O aluno observa, copia, decorra, o professor dita as regras – Aluno,  obedece, não questiona



Tempos modernos ( visionários da educação)





Realidade visionária















O cotidiano  da sala, não   difere  das imagens  encontrada  na  web,  alunos  passivos  e apáticos com professor ocupando seu espaço tentando fazer seu trabalho, com os recursos reais disponíveis.











                                                   

 Melhor assim...       










Visão tão sonhada e esperada pela qual,  o  professor  tem real prazer  no ensino, se faz com alunos envolvidos  em   seus  trabalhos   em   sala  de  aula,  promovendo   a   si   próprios e  seus  colegas numa   interatividade  comunicativa  em   diversas   expressões  da  linguagem,   onde,   encontram significados  lógicos e progressivos na construção  do  conhecimento,  seja  ele   nas   expectativas tradicionais  ou  modernas  situadas  nas mídias sociais do século atual e vindouro.

Em se tratando, da imagem que os alunos fazem da escola hoje, relato que: a escola onde leciono em conjunto  com  alunos  e a comunidade;  realizou uma pesquisa com perguntas concernentes as mudanças que todos gostariam de ver no ambiente escolar, com o objetivo de promover o protagonismo juvenil, onde,  este ambiente perpasse uma movimentação interacional entre todos os envolvidos neste contexto, focado em situações reais de aprendizagem.

As pesquisas nas diferentes séries/anos, não demonstraram quaisquer motivação direcionadas no ensino-aprendizagem, porém, em situações banais de total falta de compromisso de ambas as partes.

Percebe-se  um desligamento de significados e sentidos, que  perderam-se no que realmente significa a escola, ou seja, qual é seu papel hoje. Está perda é derivada das muitas ocorrências diárias no seio escolar, não só, do sistema que rege as Instituições de ensino.  Meu questionamento é, será que estamos preparados  para mudanças?  Será que já compreendemos o significado e sabemos lidar com a informação e produção do conhecimento compartilhado, nos parâmetros da cultura mediática?







É! esse negócio de estudar não é nada fácil ...
O fato é, a escola passa por transformações, isso é inegável.  Um novo formato de ensino tende a construir um modelo de aprendizagem entre os sujeitos sociais, os quais, todos estamos envolvidos direta ou indiretamente, pois, somos todos cidadãos e a partir de cada um de nós, perspectivas sociais são construídas e formalizadas ao longo do tempo.


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